sexta-feira, 15 de maio de 2015

Contorno vs Pó Brozeador (Bronzer). Qual a diferença?


A maquilhagem também tem modas. Actualmente todas as amantes de maquilhagem querem um rosto esculpido como o de Kim Kardashian. Não sou excepção, mas acima de tudo, o que faço, gosto de fazer bem feito, e depois de tantas tentativas e erros, coloquei-me em modo pesquisa e fui tentar perceber todos os porquês. Quando percebi fez-se luz. Vamos então passar à explicação.

Existe uma certa confusão entre Contorno e Pó Bronzeador (ou bronzer). Talvez porque se utilizam muitas vezes o Bronzer para contornar o rosto. Pode-se fazê-lo? Sim, mas há-que ter em conta determinadas coisas.

Primeiro, temos de perceber que são técnicas diferentes, com objectivos diferentes  E a grande diferença entre ambas é a zona do rosto em que se aplica. Podem complementar-se, como podem usar-se individualmente,

                           Rosto com Contorno                      Rosto com Contorno Bronzer              
Comecemos pelo Contorno.

Contorno de Rosto:

O contorno tem tudo a ver com dar dimensão ao rosto.
O objectivo deste é dar profundidade. É trazer ao rosto as zonas que são naturalmente mais escuras, quando olhamos, por exemplo, de frente para a luz e assim afinar o rosto, criando a ilusão de uma sombra.
Com o propósito de iluminar o eixo central da face, escurecem-se as têmporas, diminui-se a testa, desaparece-se com aquela papada irritante, afina-se o nariz. Mas antes de começarem a fazer linhas ao longo do rosto, é muito importante que percebam o vosso tipo de rosto, pois para cada tipo existe um tipo especifico de contorno.


Para conseguir este efeito "sombra", aconselho o uso de produtos que sejam dois tons no máximo mais escuros que o tom de pele; que tenham um sub-tom frio, logo fujam dos tons alaranjados, que tipicamente os bronzers são; e, acima de tudo, que seja MATE, sem qualquer tipo de brilho, porque se o objectivo é criar uma sombra, de forma a dar a ilusão de profundidade, se vão usar um produto com brilho, vai criar exactamente o oposto, porque um produto com brilho capta luz, acentuando a zona onde foi aplicado, quando se quer exactamente o oposto.

Portanto, se querem utilizar um bronzer com o propósito de contornar o rosto, procurem um de tom mais frio (mais acastanhado) e MATE. Um bom exemplo de um bronzer deste tipo é o Hoola da Benefit. Mas o melhor conselho que posso dar no campo dos produtos para contorno é recorrer a uma base em pó que seja dois tons acima do tom natural da pele, é o caminho mais seguro.
No meu tom de pele, curiosamente, uso um blush, o Harmony da Mac.



Pó Bronzeador ou Bronzer:

O bronzer é um pouco mais fácil.
O objectivo do pó bronzeador é obviamente parecer bronzeada. Portanto, pode ser um grande aliado, para aqueles que não o são naturalmente, ou ainda não estão bronzeadas.
Mas aplicar o bronzer requer técnica. Antes de mais, NÃO é no rosto todo, a menos que queiram uma mascara.
Este deve ser aplicado apenas nas zonas do rosto que parecem que foram "beijadas" pelo sol (enfim onde bronzeamos naturalmente). E estas são: o topo das maçãs do rosto, o topo do nariz, o centro do queixo, as têmporas, e ao longo da testa.

Pensem no pó bronzeador quase como uma sombra de transição, entre o contorno (zona mais profunda e escura do rosto) e a zona iluminada (centro da face). Foi assim que fez sentido para mim.

Quando quiserem adquirir um pó bronzeador, procurem algo que vos dê um certo glow (brilho). Um leve brilho dourado. LEVE, não vão querer parecer uma bola de espelhos.
Em termos de tom, procurem algo natural, mas como é suposto falsear um bronzeado procurem uma cor quente, mas não muito alaranjada.




Para o contorno, escolham um pincel pequeno, mas denso, para maior precisão. Uso o 105 Luxe Face Paint da Zoeva, com o meu produto favorito para contorno o Blush Harmony da Mac (imagem da esquerda).
Palavra de ordem no contorno, esbater, esbater, esbater, de forma a fundir-se com o tom natural da pele.


No que toca ao bronzer, procurem um pincel mais largo e fofinho e passem ao de leve nas zonas que referenciei anteriormente. Podem sempre ir compondo, aplicando mais produto aos poucos, mas cuidado com os exageros. Lembrem-se sempre, mão leve e quanto menos melhor. Não vão querer parecer um Oompa Loompa.
No caso do Bronzer vou variando nos produtos. O meu favorito do momento é o Terracota Bronzing Powder 03 da Guerlain. O pincel que uso para aplicar é o Blush Brush da Real Tecniques (Imagem da direita).






Espero que tenham que as explicações tenham sido úteis.
Qualquer dúvida ou opinião em relação à técnica ou a algum produto utilizado podem sempre deixar comentário ou mandar mensagem :).

Obrigada pelo vosso tempo.
Beijinhos,
Rita Lopes.



Sem comentários:

Enviar um comentário