quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Abriu oficialmente a época do "jantar de natal": Tutorial Smokey eye

Pois é verdade, nesta altura do ano fazem-se muitos jantares, almoços. Reúnem-se amigos, colegas, família. Numa mesa, trocam-se prendas, contam-se historias, brinca-se, ri-se. A desculpa perfeita para aquele vestido esquecido no roupeiro, ou quem sabe para um novo. Esquecem-se os rasos práticos do dia-a-dia, calçam-se aqueles sapatos especiais...Maquilham-se. Agora já não vão ter desculpas para não terem o look completo e sentirem-se bonitas e radiosas.
Decidi fazer este tutorial, pois é das coisas que mais me pedem, tanto para fazer como para explicar como se faz. É o clássico esfumado escuro.  É versátil e transversal a todas as idades. Tirem ideias e adaptem-no a vocês. 
Para além de explicar passo-a-passo para este esfumado, ao longo do tutorial vou dar dicas de como o fazer durar todo o dia/noite e manterem-se lindas e maravilhosas até ao final do evento.



Vamos então ver como chegar a este look:



Com o pincel de esfumar 224 da Mac, em movimentos circulares apliquei uma sombra castanha média, usei a Coco Brown da Ben Nye em quase toda a pálpebra. Evitem subir para a margem da sobrancelha, caso o façam podem sempre "apagar" recorrendo a uma sombra da cor da pele. Este é um truque que utilizo muito.
Esta sombra funciona como sombra base, que vai ajudar a fundir as outras.

Coloquei a imagem com e sem post-it para mostrar que podem fazer das duas maneiras. O post-it é um truque perfeito, para quem quer fazer um esfumado sem grandes preocupações, pois ao trabalharem por cima deste evitam descer muito, descaindo os olhos, É uma grande ajuda, assim não têm de estar com tantos cuidados.
Para tal, pegam no post-it (ou mesmo fita cola, no caso desta, tenham o cuidado de a colar primeiro na parte de cima da mão ou no braço para retirar o excesso de cola, para depois não repuxar a pele e magoar, quando a retirarem) e colocam-no junto ao canto externo do olho, com a inclinação que quiserem. 
Com menor inclinação para um esfumado mais a direito para "rasgar" o olhar. Ou maior inclinação, colocado em direcção  ao final sobrancelha para um esfumado mais subido que "levanta" o olhar.

Apliquei um lápis preto cremoso em toda a pálpebra móvel acompanhando a linha das pestanas superiores, e esbati com o dedo, usei o Jumbo Pencil da NYX, o Black bean. Não precisa de ser aplicada com cuidado, o objectivo de aplicar o lápis primeiro é criar uma base para receber a sombra preta, de forma a intensificar mais a cor e dar-lhe maior durabilidade.


Com pincel de pelo curto (239 da Mac) pintei toda a pálpebra móvel com uma sombra preta, usei a minha preferida, a M-100 da Make Up Forever. Tentem manter-se na pálpebra movel e não subir muito para lá do côncavo.






Com a ajuda de um pincel de esfumar estreito e afunilado (Louise Young ly38h), apliquei em todo o côncavo (desde o canto externo ao canto interno do olho), em movimento de "vai e vem", uma sombra castanha escura quase preta, usei a mistura da Dark Brown da Ben Nye e da M-100 da Make Up Forever. O post-it aqui ajuda muito. Ao pintarem por cima garantem que se mantêm dentro da linha que definiram  e assim asseguram que não vão descair os olhos.

Com a sombra utilizada no inicio, a Coco Brown da Ben Nye, e com um pincel de esfumar mais largo (224 da Mac), esbati em movimentos circulares a sombra escura aplicada antes no côncavo. O objectivo aqui é uma transição natural de cores ao criar um efeito difuminado gradual.

Com um lápis preto, usei o Glide-on Pencil 24/7 da Urban Decay o Perversion, fiz o risco junto à linha das pestanas inferiores, bem como na linha de água.

Com a sombra preta (M-100 Make up Forever) e um pincel de pelo curto e preciso (pincel Hakuhodo G5515BkSL), esfumei o lápis desenhado antes, unindo com o canto interno e canto externo das sombras aplicadas na pálpebra móvel.
Quando faço algum tipo de risco na linha das pestanas inferiores gosto de usar primeiro lápis, seguido de sombra pois para além da cor ficar mais intensa, fixa-a e faz com que dure o dia inteiro, evitando assim que "escorra" e se deposite nas pequenas rugas por baixo do olhos.

 Por, fim, para evitar que fiquem riscos muito evidentes e criar um esfumado mais equilibrado, esbati a sombra preta aplicada na linha das pestanas inferiores. usei a  a sombra Coco Brown com a ajuda do pincel Mac 226 (ver foto da direita).


Com Pos-it                                                 Sem Post-it

Com o post-it o esfumado ficou mais "certinho" e a direito. se preferirem podem sempre esbater a linha deixada pelo pos-it, esfumando-a com a cor escura contariando esse facto. Por sua vez, sem post-it descaí mais um pouco e ficou mais arredondado,
Se quiserem este efeito mais a subido ou menos arrendondado, mas não querem usar ou não têm post-it podem sempre começar por fazer um risco junto à linha das pestanas inferiores. com um pincel de pêlo curto e estreito puxando para fora do canto exterior do olho com a inclinação que desejarem, e assim terem uma linha que serve de "guia".
Podem sempre dar uma vista de olhos neste tutorial @
http://makeupbyritalopes.blogspot.pt/2012/06/tutorial-de-maquilhagem-selena-gomez.html.



Resultado Final:






Como os olhos são a peça central deste look, usei um batom discreto (Brave da Mac).
Para saberem com fiz a pele vejam o tutorial sobre a minha rotina de pele para dias especiais @ http://makeupbyritalopes.blogspot.pt/2014/12/rotina-de-pele-para-dias-mais-especiais.html. Está lá o passo-a-passo.

Espero que tenham gostado do resultado final e que as explicações tenham sido úteis.
Qualquer dúvida ou opinião em relação à técnica ou a algum produto utilizado podem sempre deixar comentário ou mandar mensagem :).

Obrigada pelo vosso tempo.
Beijinhos,
Rita Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário