quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tutorial: Do Clássico ao Contemporâneo.

O  primeiro look que vos vou mostrar hoje é intemporal e um clássico da maquilhagem.
Na minha opinião na maquilhagem não existe coisa mais bonita e requintada que um batom vermelho.
Há quem use sempre, como imagem de marca. Em mim uso apenas em ocasiões especiais, porque também ele, o batom vermelho, me faz sentir, assim, especial, bonita, glamorosa, elegante, enfim, feminina.
Mesmo em trabalho, tenho cuidado a fazer este tipo de maquilhagem. Têm de estar reunidas determinadas condições, pois não é para toda e qualquer pessoa ou situação, a menos que faça mesmo parte da imagem ou me peçam. Caso contrário, este tipo de maquilhagem, tão clássica, só com determinado coordenado de roupa ou para determinado evento.


A ideia é criar um género de "v". Com uma sombra castanha (S-616 da Make Up Forever misturada com a Coco Brown da Ben Nye) e com o olho aberto a olhar em frente coloco um pincel de pelo curto e preciso, mesmo junto às pestanas no canto exterior do olho (pincel Hakuhodo G5515BkSL) e faço uma linha inclinada em direcção à sobrancelha.
Depois com o olho aberto desenhei todo o côncavo  com a mesma sombra e  com a ajuda de um pincel de pelo curto e afunilado ( Mac 219, chamado o pincel lápis), de fora para dentro, em movimentos de vai e vem, Não é necessário ficar perfeito, pois este risco será esbatido de seguida.

Com uma sombra cinzenta (Smokey Taupe da Ben Nye) e com o pincel de esfumar 224 da Mac, esbati toda a sombra aplicada antes, em movimentos circulares.

(desde já peço desculpa pela qualidade de algumas fotos, não sei bem o que se passou desta vez, mas muitas delas estão desfocadas, algumas consegui remediar, outras nem por isso, mas penso que dá para ter uma ideia).

Com um pincel de pelo curto (239 da Mac) apliquei uma sombra branca com brilho (MC22CC da Inglot), em toda a pálpebra fixa, Não subi muito, a ideia desta é iluminar e manter o look discreto.
Caso subam muito voltem a esbater com a mesma sombra e mesmo pincel do passo anterior.


Primeiro fiz um risco de eyeliner fininho junto às pestanas superiores (usei o 010 Dating Joe Blak da Catrice). 
De seguida com o olho aberto e a olhar em frente coloco o pincel do eyeliner no canto exterior do olho mesmo junto às pestanas e faço uma linha inclinada em direcção à sobrancelha. Não precisa de ser uma linha certinha, pois esta irá ser esbatida com a ajuda dos outros dois pincéis (J522 Eyeliner Brush D2 Flat, este dado o seu formato ajuda a manter o desenho do eyeliner, ao mesmo tempo que esbate; e o 228 da Mac, que dada a sua suavidade e tamanho reduzido é perfeito para esbater, ou mesmo aplicar, sombra em pequenas áreas do olho). Usei preto (M-100 da Make Up Forever) e castanho muito escuro (Black Brown da Ben Nye) para esbater o eyeliner.

Este tipo de eyeliner "puxado" ajuda a alongar os olhos, e uma vez que é esbatido é perfeito para aquelas pessoas que ainda não se ajeitam muito bem a fazer eyeliners direitinhos e sem falhas. 


As pestanas que usei são as Demi Wispies da Ardell.

Nas pestanas inferiores coloquei apenas rímel, usei o 100% Black da Maybelline. 
Ao colocar mais algum tipo de produto (sombra, lápis)  junto ás pestanas inferiores ou na linha de água, fecho o olhar, o que ficava demasiado e "roubava" a atenção do batom, que para mim é a peça central deste look. 


O batom que utilizei é um dos muitos batons vermelhos que tenho e um dos meus favoritos. É o Cream Lip Stain 02 da Sephora. Parece e aplica-se como um gloss, porém a textura nada tem a ver, fica mate e é de longa duração.







E agora o segredo para passar deste look clássico, a um mais contemporâneo. 
Basta passar um risco azulão forte na linha de água e junto às pestanas inferiores. Usa-se imenso, é diferente, arrojado e super divertido. 
Fiz durante dois anos um programa de televisão, que me permitia brincar imenso com a maquilhagem, usava muita cor, puxava bem os olhos. Fiquei conhecida pelos olhos, pois o discreto e contido não era comigo :). Fazia muitas vezes este tipo de riscos coloridos, divertia-me e divertia principalmente quem usava.




Com um lápis azul, usei o 29 My Boyfriend Jeans da Sephora, fiz o risco bem juntinho às pestanas inferiores, bem como na linha de água.

Com uma sombra azul (usei a Chaos da palete Eletric da Urban Decay) e um pincel de pelo curto, esfumei o lápis antes desenhado, puxando para fora do canto exterior do olho, fazendo acompanhar o eyeliner.
Por fim, com um rímel azul, usei o Colour Flash 02 da Essence, pintei as pestanas inferiores.



Visto que evidenciei os olhos, pus em prática a minha pequena "regra",  a que chamo: uma coisa de cada vez, ou seja, como escureci os olhos, retirei a atenção dos lábios e coloquei um batom clarinhoNunca tinha usado este batom, achava que não me favorecia, mas como não encontrava o que queria, experimentei, e eis que tive uma alegre surpresa. Adorei a forma como coordenou com o azulão forte dos olhos. O batom é o Cream Cup da Mac.
Por sua vez, se tenho um batom forte, como era o caso do look anterior, tento que os olhos sejam discretos, ou mais discretos possível. Claro que não é uma regra, mas para mim funciona. 
Tudo é uma questão de gosto e de opinião, cada qual é livre de usar como quer e como o faz sentir bem.



Como podem ver é super fácil mudar de look. 
Espero que as informações tenham sido utéis. Qualquer duvida não hesitem em deixar mensagem.

Obrigada pelo vosso tempo.
Rita Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário